As Sete Leis do Universo Segundo o Hermetismo

Por: Ryath (Pesquisado e também Inspirado por Senhor da Luz Prateado)

Muitos ateus e outras pessoas, com outros tipos de crenças, pois o Ateísmo é uma crença, pois não existem provas que Deus não existe, acreditam que o Universo é um lugar caótico, pois não temos a compreensão desse lugar.
Só a compreensão de nosso planeta já não é tão fácil, pois ele poderia também, na antiguidade ser considerado um lugar caótico, observando as matas, os animais devorando outros animais, nós também poderíamos ser uma presa para um tigre ou outro animal, mas hoje sabemos que existe um equilíbrio ecológico, mas que o ser humano está destruindo.
Então, podemos observar pelas Sete Leis Herméticas, que é o ponto de vista que os Egípcios do Universo, que ele não é um lugar caótico, mas sim que existem Leis que o regem.
O Egito e a Índia já foram os locais mais evoluídos de nosso planeta, espiritualmente, mas também na magia, coisa que os hindus conseguiram manter até hoje, com o porem que muitos usam para alimentar o ego, se mostrarem como muito evoluídos dominando técnicas espirituais e energéticas, inclusive com pessoas que saem da sociedade para viver na mata mendigando, praticando o espiritual, mas longe dos outros seres humanos.
Então o universo é cosmos, não caos, e essas Leis existem tanto para o que é microscópico ao nosso ver, como para o que é macroscópico, que é o que existe além no universo, como os planetas, estrelas e etc.  
Existem semelhanças entre o micro e o macro, pois são as mesmas Leis que os governam.
Nós que acreditamos em divindades ou Orixás, nós sabemos que o Universo não é caótico, mas que deidades, sejam elas Egípcias, umbandistas, Celtas, Romanas gregas e etc. são as mesmas deidades com representações diferentes, como nomes, mitologias e a forma de como é a imagem dessas deidades, ou seja, a sua humanização.
Existe, inclusive um ditado hindu que é assim: As Leis do Universo são o braço de Deus estendido sobre o Cosmos.
Essas sete Leis são consideradas a chave para entender o homem e o universo, vamos ver essas Leis:

1-Principio do Mentalismo
Esse princípio nos diz que criamos a realidade, pois o que está em nossa mente se manifesta no mundo físico.
O conhecimento dessa Lei, permite a nós controlarmos nossa mente para obtermos o que é importante para nós, como sonhos, desejos e vontades.

 


Esse princípio ensina que Deus é a fonte da consciência, e somos parte desse Ser que é tudo, que fez tudo com sua energia e essência, então temos um grande poder de realização dentro do nosso espaço pessoal. 

2-Principio da Correspondência
Como somos parte de Deus, pois Ele fez tudo com pedaços seus, então o que está em cima é igual o que está em baixo.
Nossa consciência é a luz, o elevado, então é nossa porção que sabe das coisas.
O nosso inconsciente é o que não sabemos, mas podemos descobrir com o autoconhecimento, então o que antes era inconsciência, se torna consciência.
O inconsciente não é igual o consciente, mas são parecidos.
Como tudo foi criado por Deus, então para compreendermos a correspondência que as coisas tem umas com as outras, temos que buscar a sua correspondência e seu padrão na realidade existente.

3-Principio da Vibração
Toda a vibração está em constante movimento, e nada fica parado, sendo o movimento uma coisa que é emanada como energia.
Nossas moléculas e átomos não param, são feitos de energia, vibração.
Nós estamos em constante movimento.
Nossa mente vibra, e não para, sempre está emanando, somo seres emanadadores, e enchemos os nossos ambientes com a energia similar a nossa.
Sabendo disso em religiões místicas como a Umbanda, nos ensinam como pensar de uma forma que vamos atrair coisas boas para nossa vida, isso se tivermos merecimento e necessidade para tal, pois as entidades da nossa religião Afrodescendente, sabem da nossa necessidade e merecimento.  
A Psicologia Transpessoal, assim como a Física Quântica, elas nos ensinam que a mente é vibração, é energia, assim como nossos pensamentos, e como se diz na ciência, que nada se cria, mas tudo se transforma, então essa forma de estudo da consciência, ela diz que a vida continua após a morte.
Se não pode acabar a energia, então ela é eterna, sendo tudo vibração.
Nós podemos alterar o que acontece conosco com nossa vibração, podendo nos sair mal ou bem no que fomos fazer.
A matéria também é energia, mas ela se encontra em diferentes níveis de densidade.
Nossa mente experiência uma vivencia na matéria física, mas quando o corpo morre, a mente que é energia continua, com seus pensamentos, pois eles também são energia.

4-Principio da Polaridade
É como Yin e o Yang, onde tudo tem o seu contrário.
Tudo tem um polo positivo ou negativo, bom ou mau, justo e injusto, e cabe a nós nos atermos a ficarmos sempre no bem.
Existe o quente e o frio, sim e não, a luz e a escuridão, a saúde e a doença, o vazio e o cheio e etc. Tudo são dois lados e uma mesma realidade.

 


Todos os paradoxos, são na realidade, de acordo com o Hermetismo, reconciliáveis, mas também tem uma dualidade, onde os opostos se completam e atraem.
Nesse tipo de pensamento os extremos se tocam e as descobertas são apenas meias verdades.
Toda dualidade faz parte de uma realidade.
Assim como no Taoísmo onde tudo o que existe tem o seu contrário, assim como no Princípio de Polaridade também, e assim como a religião chinesa, no Egito o Hermetismo todos os contrários fazem um todo unificado.
O todo é a junção de todos os contrários. 
Quando algo não vai bem em nossa vida, existe o oposto a ele, que é o que vai bem.
Todo problema tem uma solução, não esqueçam disso.
As pessoas normalmente se atem muito ao ruim que ocorrem em sua vida, mas não o bom.
O ruim é o oposto ao bem, e nos faz bem olhar o que é bom em nossa vida, valorizar isso também, e assim pode aparecer a verdadeira gratidão.
Busque olhar e valorizar as coisas boas da vida.
Tenha esperança de dias melhores, se estiver em um período ruim.
Tudo, exatamente tudo tem os pares opostos.
E cada coisa tem o seu grau, tanto positivo quanto negativo.
Um grau menos seis (-6) é o contrário do um grau mais sies (+6). Por exemplo:
Uma pessoa que tem o grau +7 de orgulho, ela vai diminuindo essa qualidade até inverte-la, chegando ao 0 e começando tendo +1 de humildade, e pode aumentar sua humildade até chegar o 7, 8, 9 e 10 por exemplo.
O orgulho é um defeito espiritual, e a humildade é uma virtude espiritual, e são dois opostos.
Para uma pessoa transmutar o orgulho em humildade, ela precisa de autoconhecimento, que é perceber esse defeito e assumi-lo, assim dessa consciência nasce a transformação.
Tanto autoconhecimento como a transformação são a evolução espiritual.  
Assim como o orgulho pode ter +5, o calor pode ter 5 graus, ou 7 graus negativos, mas à medida que a temperatura vai aumentando, vai diminuindo o frio e aumentando o calor.
Assim cada coisa que tem o seu oposto, tem o seu nível.

5-Principio do Ritmo
Tudo no universo tem uma velocidade, um ciclo e também fases.
Na vida existem autos e baixos como ensina o Budismo, e a insatisfação do ser humano, é que ele só quer os autos, e sofre por não querer os baixos.
Quando algo acaba, existe um novo começo, eternamente, pois a vida é infinita, então existem ciclos.
O Hermetismo ensina que o princípio de ritmo se aplica tanto ao Macroscópico, como ao Microscópico.
O Princípio de Ritmo traz a sabedoria de entendermos o que acontece em nossa vida, pois essa lei se aplica também o mundo físico em que vivemos, a nossa mente, aos Astros da Astrologia, que regem o que nos acontece.

6-Principio da Causa e Efeito
É o princípio de ação e reação, que ocorre em toda ação.
Toda a ação tem uma reação, e toda reação tem uma causa, que é outra ação.
Tudo, exatamente tudo é uma ação ou uma reação do que acontece, é o que chamamos de karma em diversas religiões Orientais, ou karma e dharma em religiões Ocidentais.
Podemos ver que uma verdade ou uma revelação de uma religião, ocorre também nas outras, mas com uma forma diferente de comunicar, que é uma linguagem.
Aqui no Ocidente as ações e suas causas negativas são chamadas de karmas, e as positivas de dharma.
No Oriente as ações e suas causas negativas são chamadas de karmas negativos, e os positivos de karmas positivos.
Existem as pessoas que ensinam que o que nos acontece não é fruto do acaso, mas tudo é consequência de nossas ações, sejam boas ou ruins.
A importância de sermos bons é que fazemos o bem espontaneamente, assim as causas que ocorrem em nossa vida são positivas.
Quem não é bom, pode se tornar bom, mas é preciso querer realmente isso, e assim buscar ajuda espiritual, como ir a um local espiritual do bem e pedir isso em oração. O resultado disso será impressionante.
A melhor forma de lidarmos com a vida, é sermos bondosos, e quando somos bons, o bem é algo importante, e temos uma tendência grande a termos atos positivos. 

7-Principio do Gênero
O Hermetismo ensina que existe o positivo e o negativo, e esse princípio se manifesta como em todos os Planos da Criação.
Existe os Planos não somente o físico, que é o local em que vivemos, mas sim outros Planos, como o espiritual e o nosso mundo interior, chamado no Hermetismo de mental.
Isso pode causar confusão já que no Espiritualismo existe o Plano Mental, que é um local onde os espíritos vivem e se movimentam, um local de almas iluminadas, também chamado de reino celestial.
Como aprendemos a classificar aqui no mundo físico, existe os Planos Espirituais chamados de: Astral, Mental, Búdico ou Atímico.
Existe um conceito do Budismo Esotérico que pode nos ajudar a entender isso, que ele separa o que chamamos de espirito em corpo e mente, sendo o corpo o local que a alma se manifesta, e a mente o mundo interior, psicológico.
Mas voltando ao princípio de gênero, onde como uma mulher que gera um filho, ou um animal ou inseto faz a mesma coisa, ensina que a criação é uma junção da força masculina com a feminina.
Na Umbanda, assim que Deus nos cria, ele nos imanta com a junção de dois Orixás, um masculino e outro feminino, e isso nos dá traços psicológicos que teremos por toda eternidade.
Sendo assim pelo princípio de gênero, recebemos uma genética espiritual, assim como a junção de uma homem e uma mulher, ela nos dá muitos traços físicos também, mas alguns psicológicos também.
Assim em nossa vida na matéria, temos uma genética tanto divina, proporcionada pelos Orixás, e isso ocorre em nosso mundo interior, como uma genética física, e em ambos os casos ocorre o Princípio de Gênero, da união do masculino com o feminino. 

 

Alguns Destaques: